Últimos assuntos
» Malas lateraispor cptnestum Hoje à(s) 10:02
» Vendo footpegs
por MATA RATOS Hoje à(s) 09:48
» Passeio de Carnaval a Santulhão - Vimioso
por Célia Hoje à(s) 09:46
» Cafézadas dos Gatos Pingados no Farol da Boa Nova em Leça da Palmeira
por Célia Hoje à(s) 09:20
» Crónica da visita à Expomoto 2012
por Célia Ontem à(s) 15:38
» CAFEZADAS EM VILA NOVA...DE GAIA !!!
por ATWIN Ontem à(s) 12:53
» Suportes laterais para malas "Faça Você Mesmo"
por cptnestum Ontem à(s) 10:41
» Entrada Ar África Twin...
por cptnestum Ontem à(s) 10:15
» Upgrades Africa Twin
por CSampaio Ontem à(s) 09:17
» Honda V4 Crosstourer
por paulo.umm Seg 06 Fev 2012, 23:29
» Expomoto 2012
por Célia Dom 05 Fev 2012, 14:24
» Crónica - Passeio pela zona de Arouca (mais off que on road de preferência...)
por mariosilva76 Qua 01 Fev 2012, 16:24
Tópicos similares
O tempo
Passeio XLTrail ao Alto Douro | Trás os Montes 2010
FORUMXLTRAIL.COM :: Viagens, Passeios e Encontros :: Passeios e Encontros Oficiais dos Gatos Pingados
Página 5 de 6 • Compartilhe •
Página 5 de 6 •
1, 2, 3, 4, 5, 6 
Re: Passeio XLTrail ao Alto Douro | Trás os Montes 2010
A pedido do silva.ma0, mas acreditando que o conhecimento dos trajectos base corresponde à satizfação de alguma curiosidade colectiva, aqui apresento os trajectos base deste passeio. Atenção que não estão absolutamente completos e têm uma ou duas pequenas falhas que, por serem de pormenor, não alteram sustancialmente o passeio.
1º Dia

2º Dia

1º Dia

2º Dia

pedrosl- GATO HONORÁRIO

-
Cartão
Nº.: 006
Vejo que isto esta como habitual a rolar em boas mãos,
Pedro, não penses que tenho algo contra ti,
la por não comparecer aos passeios por ti organizados por ti, mas infelizmente, por mim e pela "R" não vai ser possível ate ontem fiz o que pude entre possíveis trocas e baldrocas, mas isto de estarmos no mesmo ramo em locais diferentes complica mais a coisa, e dai não é mesmo possível,
no entanto espero que este passeio seja melhor do que o ultimo e pior do que o próximo
Desejo um excelente passeio para todos os participantes, e que se divirtam a grande :fixe:
Pedro, embora não possa participar neste evento organizado por ti, deixo aqui o meu os meus sinceros parabéns por esse fantástico empenho e dedicação em prol da malta do XLtrail
Pedro, não penses que tenho algo contra ti,
la por não comparecer aos passeios por ti organizados por ti, mas infelizmente, por mim e pela "R" não vai ser possível ate ontem fiz o que pude entre possíveis trocas e baldrocas, mas isto de estarmos no mesmo ramo em locais diferentes complica mais a coisa, e dai não é mesmo possível,
no entanto espero que este passeio seja melhor do que o ultimo e pior do que o próximo
Desejo um excelente passeio para todos os participantes, e que se divirtam a grande :fixe:
Pedro, embora não possa participar neste evento organizado por ti, deixo aqui o meu os meus sinceros parabéns por esse fantástico empenho e dedicação em prol da malta do XLtrail

Carlos Sousa- GATO HONORÁRIO

-
Cartão
Nº.: 004
E X C E L E N T E
Obrigado
Obrigado

silva.ma0- GATO SECO

-
Importante
Por razões pessoais, inadiáveis, pode acontecer que eu não possa participar neste passeio.
No entanto, ele decorrerá, como sabem, ainda melhor com a liderança de quem o levará a cabo. Todo o processo, road book, etc, será convenientemente passado a quem será capaz - mais do que capaz - de o levar a bom porto.
Assim sendo, coloco aqui algumas informações para vos aguçar o apetite!!!
Aproximamo-nos da Pala e o Douro dá um ar da sua graça

e melhora

e saímos da Pala

e, embora já tenha havido quem dissesse que dar vinho era dar de comer a um milhão de portugueses, a verdade é que a Capital Mundial do Vinho, o Alto Douro, o Alto Douro é, também, capital de cultura. Quem é que leu Eça de Queirós e as referências à Casa de Tormes, que hoje é sede da fundação que tem o nome deste actualissímo escritor?

de seguida passarão em Frende

o Alto Douro, na sua expressão mais simples aproxima-se...

acreditem que eu só vos falo verdade

chegados à Régua (Peso da Régua de seu nome) já mereceis um café na marina... mas rapidinho que o tempo urge e o almoço vem a seguir

e seguimos Régua a_fora, passando à porta do Museu do Douro, que, a visitar, será no regresso

Nesta altura, derivamos a caminho da Galafura, onde vamos ver o Douro de um ponto priveligiado. Mas voltamos, de seguida, à Régua, para atravessarmos o Douro e nos pormos a caminho do Pinhão. A meio vamos petiscar - se assim o entenderem - no Foz do Távora. Tem uma magnífica esplanada sobre o Douro, onde poderemos comer uma ameijoas, um presuntinho, enfim, uma petiscada. O trajecto inicial passava por petiscar em Provezende, mas o tasqueiro lá da terra, não se quis dar ao trabalho... deve ser rico!

e aqui vai um cheirinho da ementa...

indo eu, indo eu a caminho do Pinhão

depois de atravessar a ponte e passar à porta desse magnífico Hotel, o Vintage House.

Começamos a subir, a caminho de Provezende (Sabrosa), mas após 4 ou 5 Kms, se olharmos para a margem Sul do Douro, bem à porta da Ponte sobre o Pinhão, vemos a magnífica Quinta das Carvalhas, que foi uma das Jóias da Real Companhia Velha

e... Provezende, conosco

No entanto, ele decorrerá, como sabem, ainda melhor com a liderança de quem o levará a cabo. Todo o processo, road book, etc, será convenientemente passado a quem será capaz - mais do que capaz - de o levar a bom porto.
Assim sendo, coloco aqui algumas informações para vos aguçar o apetite!!!
Aproximamo-nos da Pala e o Douro dá um ar da sua graça

e melhora

e saímos da Pala

e, embora já tenha havido quem dissesse que dar vinho era dar de comer a um milhão de portugueses, a verdade é que a Capital Mundial do Vinho, o Alto Douro, o Alto Douro é, também, capital de cultura. Quem é que leu Eça de Queirós e as referências à Casa de Tormes, que hoje é sede da fundação que tem o nome deste actualissímo escritor?

de seguida passarão em Frende

o Alto Douro, na sua expressão mais simples aproxima-se...

acreditem que eu só vos falo verdade

chegados à Régua (Peso da Régua de seu nome) já mereceis um café na marina... mas rapidinho que o tempo urge e o almoço vem a seguir

e seguimos Régua a_fora, passando à porta do Museu do Douro, que, a visitar, será no regresso

Nesta altura, derivamos a caminho da Galafura, onde vamos ver o Douro de um ponto priveligiado. Mas voltamos, de seguida, à Régua, para atravessarmos o Douro e nos pormos a caminho do Pinhão. A meio vamos petiscar - se assim o entenderem - no Foz do Távora. Tem uma magnífica esplanada sobre o Douro, onde poderemos comer uma ameijoas, um presuntinho, enfim, uma petiscada. O trajecto inicial passava por petiscar em Provezende, mas o tasqueiro lá da terra, não se quis dar ao trabalho... deve ser rico!

e aqui vai um cheirinho da ementa...

indo eu, indo eu a caminho do Pinhão

depois de atravessar a ponte e passar à porta desse magnífico Hotel, o Vintage House.

Começamos a subir, a caminho de Provezende (Sabrosa), mas após 4 ou 5 Kms, se olharmos para a margem Sul do Douro, bem à porta da Ponte sobre o Pinhão, vemos a magnífica Quinta das Carvalhas, que foi uma das Jóias da Real Companhia Velha

e... Provezende, conosco

Última edição por pedrosl em Sex 03 Set 2010, 11:17, editado 4 vez(es)

pedrosl- GATO HONORÁRIO

-
Cartão
Obrigada, não te deixaremos ficar mal

Célia Alves, A TINHOSA e.....
.....Gata Pingada Oficial... com muito gosto.... so what? ou seja... e quê???

Olá boas!
Camaradas, por motivos alheios á minha vontade (...) tenho de amanhã (sábado) colocar-me ao dispôr de outra causa.
No entanto creio conseguir resolver a minha situação, e seguir para cima para o Douro. Assim, lamento mas não vou poder desgustar a posta com vc's, pelo menos no sábado!!!
Domingo, eu e claro a Sónia, estaremos lá em cima no DOURO.
Há possibilidade de me enviarem por PM o contacto TLMV de vc's, de modo a que possa verificar onde é que andam as moTAs, e ir ter com vc's???
Abraço e..., desculpem!
silva.ma0
Camaradas, por motivos alheios á minha vontade (...) tenho de amanhã (sábado) colocar-me ao dispôr de outra causa.
No entanto creio conseguir resolver a minha situação, e seguir para cima para o Douro. Assim, lamento mas não vou poder desgustar a posta com vc's, pelo menos no sábado!!!
Há possibilidade de me enviarem por PM o contacto TLMV de vc's, de modo a que possa verificar onde é que andam as moTAs, e ir ter com vc's???
Abraço e..., desculpem!
silva.ma0

silva.ma0- GATO SECO

-
silva.ma0 escreveu:Olá boas!
Abraço e..., desculpem!
silva.ma0
Contactos enviados por PM

Célia Alves, A TINHOSA e.....
.....Gata Pingada Oficial... com muito gosto.... so what? ou seja... e quê???

Citando o nosso Pedro: "embora já tenha havido quem dissesse que dar vinho era dar de comer a um milhão de portugueses, a verdade é que a Capital Mundial do Vinho, o Alto Douro, o Alto Douro é, também, capital de cultura. Quem é que leu Eça de Queirós e as referências à Casa de Tormes, que hoje é sede da fundação que tem o nome deste actualissímo escritor?"
Realmente o Douro é um lugar mágico, no qual é impossível confudir os grandiosos terrenos com propriedades únicas, das imediações serranas às margens do rio da beleza da giesta selvagem aos sucalcos da vinheira domesticada, passando pelas amendoeiras e cerejeiras em flor, desdobra-se esta paisagem singular universalmente reconhecida, de inúmeros tons e colorações consoante a época do ano... e o local...
Sendo outrora, fonte de inspiração para grandes poetas como nos citou o Pedro - Eça de Queiroz, também Miguel Torga em 1950 retrata esta região como: "Doiro, rio e região é certamente a realidade mais séria que temos. Nenhum outro caudal nosso corre em leito mais duro..."
Por tudo isto e muito mais, a UNESCO designa, a 14DEZ2001 o Alto Douro Vinhateiro, património da Humanidade na categoria de paisagem cultural, tornando-se a 13ª zona de Portugal classificada e o 5º elemento grupo vitivinícola (juntando-se às célebres regiões de Val du Loire e Saint Emilion ambos em França, Cinque Terre (Itália) e Wachau (Áustria).
A identificação deste território como (país vinhateiro) encontra diferenças inter-regionais entre o Baixo Corgo, Cima Corgo eo Douro Superior, mas consolidam sem dúvida a forte identidade desta magnífica região.
Outra parte não menos importante e indissociável da cultura e turismo vinhateiro é a gastronomia tradicional e a hospitalidade das gentes da região.
Portanto penso que este passeio do XL Trail há-de ser um sucesso em todas as dimensões. (paisagisticas, culturais, gastronómicas e sobretudo as melhores curvas de Portugal..)
Um abraço a todos.
Leonor
CatTx
Realmente o Douro é um lugar mágico, no qual é impossível confudir os grandiosos terrenos com propriedades únicas, das imediações serranas às margens do rio da beleza da giesta selvagem aos sucalcos da vinheira domesticada, passando pelas amendoeiras e cerejeiras em flor, desdobra-se esta paisagem singular universalmente reconhecida, de inúmeros tons e colorações consoante a época do ano... e o local...
Sendo outrora, fonte de inspiração para grandes poetas como nos citou o Pedro - Eça de Queiroz, também Miguel Torga em 1950 retrata esta região como: "Doiro, rio e região é certamente a realidade mais séria que temos. Nenhum outro caudal nosso corre em leito mais duro..."
Por tudo isto e muito mais, a UNESCO designa, a 14DEZ2001 o Alto Douro Vinhateiro, património da Humanidade na categoria de paisagem cultural, tornando-se a 13ª zona de Portugal classificada e o 5º elemento grupo vitivinícola (juntando-se às célebres regiões de Val du Loire e Saint Emilion ambos em França, Cinque Terre (Itália) e Wachau (Áustria).
A identificação deste território como (país vinhateiro) encontra diferenças inter-regionais entre o Baixo Corgo, Cima Corgo eo Douro Superior, mas consolidam sem dúvida a forte identidade desta magnífica região.
Outra parte não menos importante e indissociável da cultura e turismo vinhateiro é a gastronomia tradicional e a hospitalidade das gentes da região.
Portanto penso que este passeio do XL Trail há-de ser um sucesso em todas as dimensões. (paisagisticas, culturais, gastronómicas e sobretudo as melhores curvas de Portugal..)
Um abraço a todos.
Leonor
CatTx

CatTx- GATO SECO

CatTx escreveu:.......
Sendo outrora, fonte de inspiração para grandes poetas..., também Miguel Torga em 1950 retrata esta região como: "Doiro, rio e região é certamente a realidade mais séria que temos. Nenhum outro caudal nosso corre em leito mais duro..."
Um abraço a todos.
Leonor
CatTx
E é este médico, Adolfo Correia da Rocha, que adoptou o pseudónimo literário de Miguel Torga e que ora a estimada Leonor refere, que nasce em S. Martinho de Antas, a uns míseros 18 Kms de Provesende, no mesmo Concelho de Sabrosa.
Obrigado pela colaboração empenhada Leonor.
Aproveito para deixar, aqui, alguns poemas do Torga sobre o Douro, doirado.
Um abraço
DOURO
Cai o sol nas ramadas.
O sol, esse Van Gogh desumano...
E telas amarelas,calcinadas,
Fremem nos olhos como um desengano.
A cor da vida foi além de mais!
Lume e poeira, sem que o verde possa
Refrescar os craveiros e os tendais
De uma paisagem mais secreta e nossa.
Apenas uma fímbria namorada,
Vermelha e roxa, se desenha ao fundo
O mosto de uma eterna madrugada
Que vem do incêndio refrescar o mundo.
DOIRO
Suor, rio, doçura.
(No princípio era o homem ...)
De cachão em cachão,
O mosto vai correndo
No seu leito de pedra.
Correndo e reflectindo
A bifronte paisagem marginal.
Correndo como corre
Um doirado caudal
De sofrimento.
Correndo, sem saber
Se avança ou se recua.
Correndo, sem correr,
O desespero nunca desagua ...
DOIRO
Corre, caudal sagrado,
Na dura gratidão dos homens e dos montes!
Vem de longe e vai longe a tua inquietação...
Corre, magoado,
De cachão em cachão,
A refractar olímpicos socalcos
De doçura
Quente.
E deixa na paisagem calcinada
A imagem desenhada
Dum verso de Frescura
Penitente.

pedrosl- GATO HONORÁRIO

-
Cartão
é..............
Lindo!
Lindo!

silva.ma0- GATO SECO

-
Pedro, já te disse pelo telefone que estou bestialmente fecundado por não teres hipotese de fazer o passeio todo connosco, e francamente lamento imenso pela falta que nos fazes, pela excelente companhia que és e naturalmente que este passeio sem ti não vai ser a mesmas coisa, mas vamos ter de o fazer, pois essa também é a tua vontade.
Compreendo bem o porquê de não o poderes fazer e estou do teu lado para o que precisares. Sabes que podes contar comigo!
Um abraço rapaz e espero que a coisa corra pelo melhor.
Compreendo bem o porquê de não o poderes fazer e estou do teu lado para o que precisares. Sabes que podes contar comigo!
Um abraço rapaz e espero que a coisa corra pelo melhor.

Boas Festas, mas pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal... ;)
Alguem dá noticias? Tá tudo fino e a chegar a casa?
A.-
Eu e a Margarida chegamos bem, mas bastante cansados e moídos mas posso garantir-vos que foi um dos melhores passeios que já fizemos, foi realemnte bestial, mas amanhã em sede própria será feita a crónica..
Beijos & Abraços
Beijos & Abraços

Boas Festas, mas pelo corpo todo que ainda falta muito para o Natal... ;)
Também já cheguei. Grande fim de semana, excelente companhia, estradas fabulosas, boa comida e boa disposição. Obrigado a todos os que tornaram este fim de semana possível.
Abraço
Abraço

psm- GATO MOLHADO

-
Bem alguns esperam pelo dia do passeio, eu espero pelo dia seguinte ao evento para ver as chapas e as cronicas
Venham dai essas fotos!!!!!!!!!!
Venham dai essas fotos!!!!!!!!!!

Carlos Sousa- GATO HONORÁRIO

-
Cartão
Nº.: 004
Página 5 de 6 •
1, 2, 3, 4, 5, 6 
Tópicos similares» Backflip/Frontflip Tutorial (Mortal pra frente/Mortal pra tras)
» Gol G5 2010/2011 1.6 power com pouca rendimento
» Passeio trail 25/26 Fev
» PASSEIO CICLISTICO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
» PASSEIO JAGUARIÚNA & ANIVERSÁRIO DO ZUFFO - 12/02/2012
» Gol G5 2010/2011 1.6 power com pouca rendimento
» Passeio trail 25/26 Fev
» PASSEIO CICLISTICO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
» PASSEIO JAGUARIÚNA & ANIVERSÁRIO DO ZUFFO - 12/02/2012
FORUMXLTRAIL.COM :: Viagens, Passeios e Encontros :: Passeios e Encontros Oficiais dos Gatos Pingados
Página 5 de 6
Permissão deste fórum: